[encerrado] CURSO ONLINE | criações de si: artes visuais e teorias feministas
com Gabriela De Laurentiis
SOBRE O CURSO
O curso abordará poéticas de artistas visuais, procurando sublinhar os modos de mobilização de roupas e maquiagens que desestabilizam os sistemas de identificação sexo/gênero. Na modernidade, uma série de práticas discursivas e imagéticas instauram divisões tais como público/privado, natureza/cultura, superior/inferior e homem/mulher. Como efeito dessas divisões são formuladas diversas formas identitárias da feminilidade e da masculinidade, marcadas pelo falogocentrismo. Em quatro encontros esses problemas serão abordados a partir da poética de artistas como Carrie Mae Weems, Claude Cahum, Remédios Varo, Louise Bourgeois, entre outras.
CONTEÚDO
Aula 01: Sapatinhos vermelhos e modos feministas de criar
“Sapatinhos vermelhos” é um conto sobre uma garota e sua paixão por um par de sapatos. É também sobre criação, loucura e identidade. A partir de uma perspectiva feminista pensaremos a história e suas possíveis conversações com de artistas contemporâneas.
Aula 2: As roupas e os espaços urbanos: criações de si como artista
Uma das importantes oposições que constituem o imaginário e as espacializações que, historicamente modulam Paris, como a capital do século XIX, é a divisão entre público e privado. Os modos de vestir ganham importância naquela vida urbana e será tema da segunda aula.
Aula 3: Tecendo metamorfoses surreais
Esta aula parte das relações entre as mulheres e o movimento surrealista. Valorização da imaginação, de poéticas de espaços psíquicos e materiais ampliados e sonhos com outras formas para vida, entrecruzam-se para a criação de roupas, peles, maquiagens de seres fantásticos.
Aula 4: Imagens e movimentos: intersecções entre artes visuais, cinemas e maquiagens
Nesta aula serão abordados os usos da maquiagem na construção das identidades de gênero, assim como de suas transgressões a partir de conversas entre artes visuais e cinema.
Convidada: Patrícia Martinelli, artista, maquiadora e bacharel em ciências sociais.
Aula 05: Espelhos: transgredindo os modos de ver
A aula aborda compreensão sobre os usos da autoimagem como criação de uma poética de enfrentamento com os sistemas de produção de identidades é um ponto sublinhado estudos feministas nas últimas décadas.
SOBRE A PROPONENTE
Gabriela De Laurentiis possui bacharelado em Ciências Sociais pela PUC-SP, com intercâmbio acadêmico na o Institut D'etudes Politiques de Paris-Sciences Po. Mestrado pela Departamento de História Cultural da Unicamp, com apoio FAPESP e realizo o doutorado no Programa de Pós-Graduação de FAU-USP, também com auxílio da FAPESP.
Publicou diversos artigos e textos críticos, colaborando para revistas como a Arte! Brasileiros, e com catálogos de exposições, tal qual Anna Bella Geiger:Brasil Nativo/Brasil Alienígena (MASP). Publicou o livro Louise Bourgeois e modos feministas de criar (Annablume, 2017), traduzido para o espanhol (Nolibros, 2020).
Oferece regularmente cursos em instituições como na Universidad Autónoma de Madrid, SESC, Museu de Arte do Rio (MAR), IAB-SP e MASP.
INFORMAÇÕES
datas: 08, 15, 22 e 29 de Março e 05 de Abril de 2021
horário: Segundas-feiras, das 19h às 21h
carga horária: 5 encontros de 2h cada / 10h totais
acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.
investimento: R$ 250
vagas limitadas
Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com