[encerrado] CURSO ONLINE | elaboração de portfolio para artistas visuais
com TREM (Adriano Franchini e Fernando Soares)
SOBRE O CURSO
O curso abordará as premissas mais básicas de elaboração e análise de portfólio, como a correta formatação de ficha técnica, qualidade das imagens das obras e como configurar trabalhos de vídeo, registro de performance, vista de exposição, dípticos, trípticos entre outros. A formatação de uma boa Mini-bio e CV também serão contemplados, já que acreditamos que isso faz parte de um bom portfólio, além de vários exemplos de portfólios baseados em diferentes artistas e mídias.
É importante ressaltar que o portfólio é uma ferramenta de máxima importância para um artista, é o seu cartão de visita para diversos objetivos diferentes, podendo ser ajustado e alternado, de acordo com esse objetivo. Diferentes trabalhos inscritos em diferentes editais pedem por adequações no portfólio, visando maximizar a potência dos trabalhos apresentados ao júri de um edital, ou uma galeria. Como realizar a versão impressa da melhor maneira possível também será abordado.
CONTEÚDO
Aulas 1 e 2 – Premissas básicas de um portfólio (Análise geral e início da individual)
Aulas 3 e 4 – Retorno do acompanhamento individual (ajustes e especificidades)
SOBRE OS PROPONENTES
TREM é um grupo de fomento à prática e teoria contemporânea nas artes visuais. Criado pelos artistas Adriano Franchini e Fernando Soares, o grupo se propõe como veículo de informações e atividades estruturadas a partir de suas experiências e visões de mundo organizadas de forma a estimular a produção cultural visual a partir de acompanhamento artístico.
Adriano Franchini (1991) vive e trabalha em São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (2013). Estudou Filosofia e História da Arte com João Régis Lima e foi membro da Ocupação artística Casa Amarela (2014 - 2016) onde participou e organizou exposições coletivas independentes e em Parceria com a Bienal de São Paulo. Tem pesquisa e produção em Filosofia Contemporânea, Desenho, mídias digitais e sonoras. Atualmente é membro da gestão do Ponto Galpão, espaço cultural independente, e participa coma arte-educador da Galeria Oma. Participou como arte-educador na ONG Quixote, onde executou diversos trabalhos em parceria com artistas em situação de vulnerabilidade social. Possui certificados em três cursos focados em Arte-Educação e arte contemporânea pelo MOMA. Esteve em residência artística no Fonte, São Paulo (2018) e participou também da residência Kaaysá (2019). Participou de exposições na Pinacoteca Miguel Dutra de Piracicaba, galerias, espaços independentes e ocupações, dentre elas: 2019, Baralho - Hermes Artes Visuais, São Paulo - SP: 2019; Anatomia de uma convivência - Galeria Rabieh, São Paulo - SP: 2019, No dia primeiro, no nono andar - Galeria LAMB (Londres SP), São Paulo SP: 2018; Coletivo LAVA! - Residência Fonte (exposição de processos para "Gallery Night' e "Circuito de Ateliês Abertos" da SP-Arte), São Paulo - SP: 2017; Individual Chiado Qualcasa - Projeto Mesmo Lugar, São Paulo - SP: 2017; Coletivo Paralelo - Arte Formatto, São Paulo - SP: 2015; Ocupação Visivel I e lI - Casa Amarela, São Paulo - SP. Visite o site
Fernando Soares nasceu em São Paulo em 1988, onde reside e trabalha. Formado em Gestão Ambiental, seu trabalho discute a natureza pictórica da matéria em si, através de pinturas/objetos, colagens e instalações. Inicia seus estudos e produções aos 17 anos, para posteriormente frequentar o Hermes Artes Visuais, onde ainda participa de elaborações de projetos e acompanhamento de sua produção. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em galerias, salões e espaços independentes, dentre eles: Projeto Rizoma (Galeria Andrea Rehder 2019, São Paulo); Paço das artes – Temporada de projetos 2020 (São Paulo); 51° Salão de arte contemporânea de Piracicaba (Pinacoteca Miguel Dutra, 2019); 8° DAP Londrina (Londrina, 2020); 26° Salão de artes plásticas de Praia Grande (2019); VÃO Espaço de arte (São Paulo, 2018). Recebeu prêmio de primeiro lugar no 48° Salão de artes visuais Novíssimos (Rio de Janeiro, 2019) e primeiro lugar no 11° Salão dos artistas sem galeria (São Paulo/Belo Horizonte, 2020) realizado na Galeria Zipper, Lona Galeria e Galeria Murilo Castro. Participou de residência artística no Kaaysa (Boiçucanga, 2019) e Projeto Rizoma na Galeria Andrea Rehder (São Paulo, 2019). Visite o site
INFORMAÇÕES
datas: 14, 21 e 28 de Julho e 04 de Agosto de 2021
horário: Quartas-feiras, das 15h às 18h
carga horária: 4 encontros de 3h cada / 12h totais
acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.
investimento: R$ 360
vagas limitadas
Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com