[encerrado] CURSO ONLINE | pensamentos travestis na arte contemporânea
com Isadora Ravena
SOBRE O CURSO
O curso assume a impossibilidade de mapear aquilo que só vive por escapar sempre ao mapa: metodologias travestis de criar em arte contemporânea. Mapear o imapeável, mapear o impossível, mapear a penumbra. Um curso de aperfeiçoamento da escuta: estourar os ouvidos para conseguir escutar as vozes inaudíveis ao longo da história da arte e de seus sistemas excludentes. Enxergar corpos travestis que estão criando arte à todo vapor e com eles ebulir. Analisar processos, bisbilhotar estratégias de criação, brincar de “esconde-esconde” com aquilo que é mistério. Refinar, bifurcar, amolar a língua.
CONTEÚDO
Aula 1: Para captar o escuro da terra incógnita por vir, com Isadora Ravena
Aula 2: Fabulações Travestis sobre o Fim, com Dodi Leal e Isadora Ravena
Aula 3: Receita para criar novas espécies, com Sy Gomes e Isadora Ravena
Aula 4: Enxergar o Escuro Invisível da Terra, com Noá Bonoba e Isadora Ravena
Aula 5: TransHumanização Virótica, com Linga Acácio e Isadora Ravena
SOBRE A PROPONENTE
Isadora Ravena é travesti, professora e artista multilinguagem. Graduada em Teatro e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Ceará. Foi professora de diversos equipamentos educacionais e culturais, públicos e privados. Seu trabalho transita entre os limites da cena, das visuais e do cinema. É autora do livro Sinfonia para o Fim do Mundo, publicado em parceria com o Laboratório de Arte Contemporânea e o Laboratório de Estética e Filosofia da Arte, da UFC. Deseja e fabula o fim.
SOBRE AS CONVIDADAS
Dodi Leal é professora do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Líder do Grupo de Pesquisa Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo (CNPq/UFSB). Realiza estudos e obras artísticas de performance e iluminação cênica, perpassando por ações de crítica teatral, curadoria e pedagogia das artes. Doutora em Psicologia Social (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas (ECA-USP).
Sy Gomes é uma travesti negra nascida em Eusébio, Ceará, no bairro Coaçu, que significa Folha Grande. É Historiadora formada pela Universidade Federal do Ceará. Música, performance, instalação, criação ritualística, produção cultural e musical, design e paisagismo estão entre suas obras/pesquisas. Foi parte do 71° Salão de Abril, da edição 2020/2021 da temporada investigativa do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes e realizadora de projetos como Me Vejam de Longe - Outdoor Travesti e Ecossystema - Programa Formativo. Obcecada pela criação de novos mundos.
Noá Bonoba é travesti, artista multilinguagem, curadora, Mestra em Artes e Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Fez parte da V Turma da Escola de Audiovisual da Vila das Artes. Atualmente tem se interessado por obras artísticas que utilizam o hibridismo entre linguagens como suporte político de um ativismo implicado nos debates acerca da redistribuição de acessos para existências dissidentes.
Linga Acácio é pesquisadora, artista visual e desenhadora gráfica. Mestra no Programa de Pós- graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. Desde de 2012, atua como diretora de fotografia em longas e curtas metragem. Sua pesquisa se contamina na performance, dissidência de gênero e das implicações entre corpo e espaço nos processos de resistência anticolonial.
INFORMAÇÕES
datas: 12, 14, 16, 19 e 21 de Julho de 2021
horário: Segundas, quartas e sextas-feiras, das 19:00h às 21:30h
carga horária: 5 encontros de 2h30 cada / 12h30 totais
acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.
investimento: R$ 250
vagas limitadas
Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com