[encerrado] CURSO ONLINE | videolatinas: as artistas da videoarte na américa latina

com Khadyg Fares e Vivian Berto

Una milla de cruces sobre el pavimento, Lotty Rosenfeld, 1979.

SOBRE O CURSO

Relegadas do sistema das artes, muitas artistas latinoamericanas foram excluídas de grandes exposições e livros de história da arte. O minicurso VIDEOLATINAS: as artistas da vídeoarte na América Latina busca, portanto, ampliar o conhecimento de artistas e de obras de videoarte latino-americanas realizadas entre as décadas de 1970 e 2010, destacando o caráter original e experimental dessas produções. Serão apresentadas ainda mostras de arte em que o vídeo teve destaque buscando apontar a presença das artistas nessas exposições. 

VIDEOLATINAS pensa tanto a teoria quanto a prática artística: ao longo do curso, as alunas e os alunos serão também instigados a produzir um registro de vídeo.

METODOLOGIA

  • 4 aulas expositivas com apresentação das obras e das artistas 

  • 1 fechamento com apresentação dos vídeos realizados pelas alunas e alunos 

  • Disponibilização de um Drive com textos e links de vídeos 

CONTEUDO

  • Aula 1: Questões principais das vídeo-artistas mulheres. O que torna o vídeo, vídeo-arte? A problemática misógina das teorias da vídeo-arte. Vídeo e performance. Como NÃO qualificar a vídeo-arte. O que falta pesquisar na vídeo-arte de mulheres?

  • Aula 2: Pioneiras da vídeo-arte na América Latina. Vídeo como não-canônico: será que ele oferece novas possibilidades para as artistas mulheres - ou, por que as mulheres gostam do vídeo? Primeiras exposições de vídeo-arte e a participação das mulheres. Artistas pioneiras do RJ e de SP. Mulheres artistas nas exposições do CAyC? Pioneiros na Colômbia, Chile, Argentina e México. Ana Mendieta e o vídeo. O vídeo essencial de Victoria Santa Cruz no Peru. 

  • Aula 3: O vídeo nos anos 1980 e 1990 e sua relação com a televisão e a comunicação de massa. Festival VIDEOBRASIL. Graciela Taquini, a "tia" da vídeo-arte argentina. Artistas no México, Brasil, Paraguai. Vídeo, performance e feminismo.

  • Aula 4: Vídeo, ação e ativismo em Mujeres Creando. Experimentações de vídeo de artistas consagradas: Liliana Porter, Leonora de Barros. O vídeo está mais acessível: vídeo-artistas e cineastas experimentais no Brasil, Argentina, Chile, México e Estados Unidos. A dança e o vídeo. 

  • Aula 5: Apresentação das obras em vídeo e discussão final.

SOBRE AS PROPONENTES

Khadyg Fares é pesquisadora como foco nos estudos anticoloniais e da imagem. Integrante do coletivo artístico LuscoFusco e do Grupo de estudos MAAR - Mídias, afetos, artes e resistência (UNIFESP- CNPq). Foi assistente de curatorial e editorial da 10ª Mostra 3M de Arte - Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade (2020). Formada em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é graduanda e mestranda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Integrou o núcleo de curadoria da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2018 e 2020, onde atuou como assistente curatorial das exposições Fernanda Gomes, Gravura e crítica social: 1925-1956 (2020); Somos muit+s: experimentos sobre coletividade (2019); Rosana Paulino: a costura da memória e Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929), ambas exibidas ao fim de 2018 e início de 2019. Entre 2016 e 2017, trabalhou na área de pesquisa do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo. Desde de 2017 integra a equipe organizadora do Colóquio de Cinema e Arte na América Latina – COCAAL.

Vivian Berto de Castro estuda imagem, corpo e moda na América Latina. Mestre em história da arte pela Unifesp e graduada em design de moda pela ESAMC. Membro do grupo de estudos MAAR - Mídias, afetos, artes e resistência (UNIFESP- CNPq). Ex-professora de História da Arte e Pesquisa de Moda nas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Co-organizadora do livro Que histórias desejamos contar? (Memorial da América Latina, 2019). Desde 2017 faz parte da equipe de organização do Colóquio de Cinema e Arte na América Latina – COCAAL.


INFORMAÇÕES

datas: 19 e 26 de Abril, 03, 10 e 17 de Maio de 2021

horário: Segundas-feiras, das 15h às 17h

carga horária: 5 encontros de 2h cada / 10h totais

acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.

investimento: R$ 250

vagas limitadas


Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com

Anterior
Anterior

[encerrado] CURSO ONLINE | arte urbana: história, práticas e a vida contemporânea

Próximo
Próximo

[encerrado] CURSO ONLINE | a pincelada velada: uma introdução à aquarela