[encerrado] CURSO ONLINE | a semiótica da costura: laboratório criativo de vestíveis

com Vicenta Perrotta

fotografia por Vincent Catala

fotografia por Vincent Catala

SOBRE O CURSO

No mês do orgulho LGBT, a estilista Vicenta Perrotta faz um convite a todas as pessoas para fazer parte de uma roda de costura. Para uma discussão profunda sobre como a indústria da moda constrói estereótipos e retroalimenta todo um processo de desnaturalização do corpo, nos condicionando a repetir, compulsoriamente, modelos de existência estabelecidos apenas com o propósito de manter o capitalismo, e como tudo isso nos atravessa.

Dentro dessa imersão, também iremos criar uma peça feita à mão, ou com qualquer tipo de máquina de costura que a participante possuir. A peça de roupa produzida peles alunes será o resultado imagético de todos os atravessamentos e percepções dessa discussão.

Como a peça será produzida no mês de julho, que é inverno, a estilista propõe o uso de peças garimpadas dentro dos próprios armários. Crochets, moletons, cachecóis, pulôveres, casacos, mantas, cobertores e tudo que faça expandir seu ponto de vista sobre quais são as nossas possibilidades, para além do que já está dado.

CONTEÚDO

  • Aula 1: apresentação do curso e des participantes, abordagem do tema, primeiro contato com as peças que serão usadas, e uma breve apresentação de técnicas de costura.

  • Aula 2: continuação do processo de corte e costura da peça, roda de conversa com o tema: consumo e os papéis de gênero.

  • Aula 3: finalização e apresentação das peças e conclusões finais.

Materiais: tesoura, linha de costura, barbantes, lãs, agulhas para bordado. Não é necessário o uso de máquina de costura, apesar de também ser bem vindas!

SOBRE A PROPONENTE

Vicenta Perrotta é estilista e coordenadora do espaço Ateliê TRANSmoras que é um espaço de produção artística que apoia outros projetos de pessoas Trans. Conhecida por produzir roupas e acessórios a partir de materiais de descarte da indústria têxtil e transformá-las em novas peças que dialogam, discutem e questionam o comportamento de consumo, principalmente o de moda. Trabalhando através da ressignificação de consumo, a artista desconstrói as questões de gênero nas roupas, como por exemplo o binarismo. Padrões estéticos, como por exemplo a gordofobia, machismo, racismo e transfobia também são temas que a estilista problematiza e questiona em suas criações, formando um elo de compromisso não só com a sustentabilidade mas também com o empoderamento dos corpos abjetos. Seu trabalho desconstrói o conceito de consumo e atrela a suas peças uma visão alternativa para consumir e identificar comportamentos impostos pela indústria que são desnecessários para a nossa vida contemporânea. Visite o Instagram


INFORMAÇÕES

datas: 16, 23 e 30 de Junho de 2021

horário: Quartas-feiras, das 15h às 17h

carga horária: 3 encontros de 2h cada / 06h totais

acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.

investimento: R$ 180

vagas limitadas


Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com

Anterior
Anterior

[encerrado] CURSO ONLINE | uma história do movimento lgbt no brasil: cidadania, direitos e políticas sexuais

Próximo
Próximo

[encerrado] CURSO ONLINE | intersecções entre história da sexualidade e história da arte