[encerrado] CURSO ONLINE | uma história do movimento lgbt no brasil: cidadania, direitos e políticas sexuais

com Alexandre Martins e João Filipe Cruz

Participação de trabalhadores homossexuais durante a greve geral do ABC em maio de 1980 (Foto Fernando Uchoa)

Participação de trabalhadores homossexuais durante a greve geral do ABC em maio de 1980 (Foto Fernando Uchoa)

SOBRE O CURSO

Este curso tem por objetivo oferecer um panorama dos processos de construção e reconstrução de agendas do movimento LGBT no Brasil e como isso incidiu na formação de uma cidadania LGBT, representada pelo advento de legislações e políticas públicas voltadas para a população LGBT. Seguiremos o percurso das diferentes “ondas” do movimento LGBT brasileiro, as distintas estratégias dos ativismos LGBT em relação ao Estado e as diferentes facetas que as políticas LGBT tomaram nessa trajetória. Com ênfase nos dilemas contemporâneos das políticas e dos direitos LGBT, apresentaremos diferentes perspectivas sobre elas que permitirão às/aos estudantes refletirem sobre os caminhos do movimento LGBT brasileiro.

CONTEÚDO

  • Aula 01: Primórdios do ativismo homossexual no Brasil: anos 1970 e 1980

    O primeiro encontro busca analisar os primeiros anos de ativismos de dissidências sexuais e de gênero no Brasil. Quais foram as primeiras formas de organização? Quais as estratégias políticas e os repertórios de ação coletiva em jogo? Qual relação as instituições estatais estabeleciam com o ativismo naquele momento? Tendo em vista tais questões, exploraremos as mobilizações que ocorriam antes da constituição de um “movimento homossexual brasileiro” e os fatores que levaram à articulação de um ativismo homossexual em 1978 em grandes centros urbanos. Após analisar as estratégias em jogo na “primeira onda” do ativismo, vamos nos debruçar sobre as transformações ocorridas no processo de redemocratização, com a participação de ativistas homossexuais na Assembleia Nacional Constituinte. Analisando os anos 1980 e o início dos anos 1990, refletiremos também sobre os primeiros anos da epidemia de HIV/Aids e seus impactos nas organizações ativistas e na forma de relação com o Estado.

  • Aula 02: Caminhos da cidadania LGBT no Brasil: anos 1990 e 2000

    O segundo encontro busca compreender as formas de organização do ativismo LGBT e as políticas sexuais colocadas em curso durante os governos FHC e Lula. Quais políticas públicas foram construídas? Quais direitos foram demandados? Quais portas foram abertas? E quais limites constituíram as formas de cidadania LGBT no Brasil? Exploraremos quais as relações estabelecidas pelo ativismo LGBT com o governo FHC no momento de construção de políticas de direitos humanos. Após analisarmos os Planos Nacionais de Direitos Humanos, investigaremos como a chegada de Lula ao poder e a construção do Programa Brasil Sem Homofobia impactaram as lutas LGBTs no Brasil. Apresentaremos, nessa aula, o processo de construção de políticas públicas em Educação, Saúde, Segurança, Cultura voltadas à população LGBT e a formulação de mecanismos de participação social desse grupo social.

  • Aula 03: Encruzilhadas dos direitos LGBT frente ao conservadorismo: anos 2010

    O terceiro encontro pretende fornecer instrumentos para compreender o que está em jogo nas políticas sexuais contemporâneas. Como tem sido o processo de desmonte de políticas públicas LGBTs nos anos 2010? Quais os efeitos de direitos serem conquistados em tempos em que o conservadorismo se expandia? Que formas de organização têm sido repensadas com a emergência do ciberativismo? Exploraremos de que modo o governo Dilma e os governos sucessores (des)construíram políticas para a população LGBT. Analisaremos como o STF passou a ter um papel central na garantia de direitos LGBTs, como o casamento, a retificação de nome e sexo, a doação de sangue e a criminalização da homotransfobia. Frente ao conservadorismo, como as estratégias e as políticas LGBT têm sido redefinidas?

SOBRE OS PROPONENTES

Alexandre Martins é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciências Sociais pela mesma Universidade. Tem estudado o movimento LGBT brasileiro e os processos de formulação de demandas ao Estado. Membro do Grupo NÓS, Núcleo de Sociologia, Gênero & Sexualidade da USP. Possui experiência nas áreas de Movimentos Sociais, Estudos Queer, Sociologia da Punição e da Violência, Neoliberalismo. Acesse o Lattes

João Filipe Cruz é mestre e doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Núcleo de Sociologia, Gênero e Sexualidade da USP (NÓS/USP). Realiza pesquisas sobre as relações entre movimento LGBT e política institucional no Brasil e sobre as interfaces entre sexualidade e violência em relacionamentos afetivo-sexuais. Acesse o Lattes


INFORMAÇÕES

datas: 16, 23 e 30 de Junho de 2021

horário: Quartas-feiras, das 19h às 21h

carga horária: 3 encontros de 2h cada / 06h totais

acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.

investimento: R$ 180

vagas limitadas


Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com

Anterior
Anterior

[encerrado] CURSO ONLINE | CURADORIA URGENTE • 2ª edição

Próximo
Próximo

[encerrado] CURSO ONLINE | a semiótica da costura: laboratório criativo de vestíveis