[encerrado] CURSO ONLINE | CURADORIA URGENTE • 2ª edição
com Lucas Pexão
SOBRE O CURSO
Qual o sentido de um curso de curadoria de arte no meio de uma pandemia/crise? Durante tempos terrivelmente difíceis, curadores seguem sendo curadores e o Mundo da Arte não para. Nessa que é a primeira pandemia global hiperconectada, as barreiras físicas do sistema da arte realmente desapareceram. Não importa a cidade ou o país em que o curador se encontra, em linhas gerais, agora todos possuem as mesmas ferramentas para mostrar o seu trabalho e para formar ou ampliar as suas redes de pesquisa. Para o curador Lucas Pexão, sempre atento às transformações desse meio, a quarentena é um momento de estar conectado com os artistas, trabalhando em conjunto para o desenvolvimento e de suas obras e carreiras, aprimorando a capacidade de adaptação à novos cenários.
O curso aborda a prática de curadoria no panorama da arte contemporânea, buscando a formação de novos curadores. Lucas Pexão parte da ideia de urgência, no sentido de que a curadoria é essencial para o desenvolvimento da carreira de artistas, para o mapeamento de novos movimentos artísticos e para a apreciação da arte pelo público.
O curso se sustenta em dois eixos: Pesquisa e Prática. Através de estudos de caso, Pexão mostra a diversidade de contextos de trabalho para um curador, das galerias de arte às instituições, passando também por projetos independentes e colaborações com marcas em projetos especiais.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes de arte, curadores iniciantes, artistas visuais, galeristas, colecionadores de arte.
PROGRAMA
Como mapear cenários
Como encontrar artistas e arte relevante
Como escrever sobre arte para exposições
Como encontrar ou criar espaços expositivos
Como circular no sistema da arte
Como se relacionar com o mercado de arte
SOBRE O PROPONENTE
Lucas Pexão começou a trabalhar como curador fundando a Galeria Adesivo (2003–2008) em Porto Alegre, realizando 25 exposições com artistas nacionais e internacionais. Concebeu diversas exposições em outros espaços, a maior delas até agora intitulada TRANSFER, onde foi autor do projeto e curador. Essa mega mostra aconteceu no Santander Cultural, em Porto Alegre (2008), e no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (2010). Residindo em São Paulo, foi sócio fundador da galeria LOGO, atuando como diretor e curador desta que foi uma das maiores galerias de arte contemporânea da capital paulista. De 2011 a 2014, realizou mais de 30 exposições na LOGO, participando também de feiras de arte como a SP-Arte, ArtRio e BRAF-Miami. Através da galeria, colaborou com coleções de instituições como Itaú Cultural, Instituto Figueiredo Ferraz e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Dirigiu e fundou ainda a galeria de arte Fita Tape, que começou em 2009, em Porto Alegre, e em 2016 transferiu suas atividades para São Paulo, participando de feiras como SP-Arte/Foto e Buenos Aires Foto. Atualmente é sócio de Luisa Dantas na BASA, uma articuladora de núcleos de pesquisa e plataformas culturais, trabalhando com clientes como Plana, Void e a galeria Aura Arte Contemporânea. No ano passado foi curador da série de primeiras exposições individuais MECAIntro e da coleção de arte do MECA. Em 2019, assinou a curadoria do projeto Mesa Posta e da individual de Klaus Bohms, ambas na Red Bull Station, assim como da coletiva Corpo Dado, na Aura, em colaboração com a curadora Marcilia Brito.
INFORMAÇÕES
datas: 17 e 24 de junho, 01 e 08 de julho de 2021
horário: Quintas-feiras, das 10h às 12h
carga horária: 4 encontros de 2h cada / 8h totais
acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.
investimento: R$ 300
vagas limitadas
Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com