[encerrado] CURSO ONLINE | NFT nas artes visuais

com TREM artes visuais: Adriano Franchini e Fernando Soares

Everydays: the First 5000 Days,  Beeple (2021).

Everydays: the First 5000 Days, Beeple (2021).

SOBRE O CURSO

NFT ou non-fungible tokens é um tipo de token criptográfico que tem como maior função representar algo virtual único. São muito utilizados para criar escassez digital verificável via blockchain.

Sua utilização como forma de mercadoria/produto está em pleno crescimento, abarcando diferentes utilizações em diversas esferas. Especificamente no meio artístico, os NFT têm possibilitado a criação e comercialização de obras de arte, músicas, álbuns, etc. Isso se dá através da “cunhagem” de uma obra artística em NFT, um processo que possibilita tornar uma imagem, vídeo ou música em algo único, exclusivo e autêntico, através de um contrato inteligente que é criado no processo de cunhagem.

Esse contrato tem como função principal assegurar a autenticidade do NFT, tornando-o único e lhe atribuindo um valor intransferível, além de outras diversas funcionalidades, como garantir uma comissão vitalícia para o artista em caso de revenda no mercado secundário e diversos outros tipos de acordos entre as partes envolvidas. As regras do contrato inteligente, que certifica a autenticidade do NFT são pré-acordadas entre as partes envolvidas.

O presente curso se propõe a dar uma rápida introdução ao universo crypto, se valendo de uma análise histórica do contexto em que esta tecnologia nasce. Também apresentaremos sua funcionalidade básica, onde conceitos como blockchain, virtual wallets, mineração, descentralização e marketplaces de NFT nas artes visuais serão abordados. Consideramos esse conhecimento complementar essencial para o entendimento da questão, já que a comercialização e processo de cunhagem das NFT nas artes visuais se dá através de cryptomoedas, em especial a Ether (da rede Ethereum), uma das maiores e mais complexas blockchains do mundo.

Após essa introdução, iremos conversar sobre essa nova forma de criar e comercializar trabalhos das artes visuais, além de discutir sobre novas possibilidades conceituais/poéticas que esse tipo de produção pode acarretar. Consideramos esse novo movimento como uma grande ruptura com métodos tradicionais de expressão artística e um novo braço no mercado da arte, dependendo do nível de adesão dos artistas, galerias e colecionadores. Em um primeiro momento, as NFT possuem um caráter mais democrático, onde artistas independentes podem passar a comercializar seus trabalhos diretamente com clientes finais no mundo todo.

Para finalizar, iremos demonstrar todas as etapas necessárias para a criação de um NFT, com foco em capacitar os integrantes do curso a criarem e comercializarem seus próprios trabalhos de artes visuais em diferentes plataformas (marketplaces) e como se dá o processo de cunhagem desses trabalhos.

CONTEÚDO

O curso será configurado em 3 encontros semanais: 2 encontros de 2 horas e um encontro de 3 horas, ao longo de 3 semanas.

  • Aula 1: Introdução ao universo crypto através de uma abordagem histórica;

  • Aula 2: NFT nas artes visuais;

  • Aula 3: Como criar/cunhar e comercializar NFT.

SOBRE OS PROPONENTES

TREM é um grupo de fomento à prática e teoria contemporânea nas artes visuais. Criado pelos artistas Adriano Franchini e Fernando Soares, o grupo se propõe como veículo de informações e atividades estruturadas a partir de suas experiências e visões de mundo organizadas de forma a estimular a produção cultural visual a partir de acompanhamento artístico.

Adriano Franchini (1991) vive e trabalha em São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (2013). Estudou Filosofia e História da Arte com João Régis Lima e foi membro da Ocupação artística Casa Amarela (2014 - 2016) onde participou e organizou exposições coletivas independentes e em Parceria com a Bienal de São Paulo. Tem pesquisa e produção em Filosofia Contemporânea, Desenho, mídias digitais e sonoras. Atualmente é membro da gestão do Ponto Galpão, espaço cultural independente, e participa coma arte-educador da Galeria Oma. Participou como arte-educador na ONG Quixote, onde executou diversos trabalhos em parceria com artistas em situação de vulnerabilidade social. Possui certificados em três cursos focados em Arte-Educação e arte contemporânea pelo MOMA. Esteve em residência artística no Fonte, São Paulo (2018) e participou também da residência Kaaysá (2019). Participou de exposições na Pinacoteca Miguel Dutra de Piracicaba, galerias, espaços independentes e ocupações, dentre elas: 2019, Baralho - Hermes Artes Visuais, São Paulo - SP: 2019; Anatomia de uma convivência - Galeria Rabieh, São Paulo - SP: 2019, No dia primeiro, no nono andar - Galeria LAMB (Londres SP), São Paulo SP: 2018; Coletivo LAVA! - Residência Fonte (exposição de processos para "Gallery Night' e "Circuito de Ateliês Abertos" da SP-Arte), São Paulo - SP: 2017; Individual Chiado Qualcasa - Projeto Mesmo Lugar, São Paulo - SP: 2017; Coletivo Paralelo - Arte Formatto, São Paulo - SP: 2015; Ocupação Visivel I e lI - Casa Amarela, São Paulo - SP. Visite o site

Fernando Soares nasceu em São Paulo em 1988, onde reside e trabalha. Formado em Gestão Ambiental, seu trabalho discute a natureza pictórica da matéria em si, através de pinturas/objetos, colagens e instalações. Inicia seus estudos e produções aos 17 anos, para posteriormente frequentar o Hermes Artes Visuais, onde ainda participa de elaborações de projetos e acompanhamento de sua produção. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em galerias, salões e espaços independentes, dentre eles: Projeto Rizoma (Galeria Andrea Rehder 2019, São Paulo); Paço das artes – Temporada de projetos 2020 (São Paulo); 51° Salão de arte contemporânea de Piracicaba (Pinacoteca Miguel Dutra, 2019); 8° DAP Londrina (Londrina, 2020); 26° Salão de artes plásticas de Praia Grande (2019); VÃO Espaço de arte (São Paulo, 2018). Recebeu prêmio de primeiro lugar no 48° Salão de artes visuais Novíssimos (Rio de Janeiro, 2019) e primeiro lugar no 11° Salão dos artistas sem galeria (São Paulo/Belo Horizonte, 2020) realizado na Galeria Zipper, Lona Galeria e Galeria Murilo Castro. Participou de residência artística no Kaaysa (Boiçucanga, 2019) e Projeto Rizoma na Galeria Andrea Rehder (São Paulo, 2019). Visite o site


INFORMAÇÕES

datas: 02, 09 e 16 de Abril de 2021

horário: Sextas-feiras, das 19h às 21h (dias 02 e 16) e das 19h às 22h (dia 09)

carga horária: 3 encontros / 07h totais

acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.

investimento: R$ 300

vagas limitadas

Este curso já terminou, mas em breve abriremos outra turma. Se tiver interesse em participar, preencha por favor o formulário de interesse abaixo:


Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com

Anterior
Anterior

[encerrado] CURSO ONLINE | levantar os olhos para a história: a obra recente de didi-huberman

Próximo
Próximo

[encerrado] CURSO ONLINE | nada unânime: rudimentos para a compreensão da arte oriental