mostra de videos | através dos afetos

 

Programa paralelo da exposição Entre a Tensão e o Delírio, de Tales Frey, apresentada no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura em Guimarães, Portugal.

Esta sessão de vídeos agrega trabalhos realizados por doze artistas do Brasil que exploram a linguagem audiovisual em comunhão com a performance, considerando as temáticas do corpo, das identidades e das subjetivações. Através do curso online Laboratório de Pesquisa e Criação em Videoperformance, ocorrido por meio do Lux Espaço de Arte, alguns trabalhos foram concebidos a partir dos encontros e outros revisitados a partir deles.

Dos encontros inevitavelmente virtuais por conta do contexto pandémico, consistido em um vínculo de singularidades plurais, um grupo diversificado de jovens artistas pôde estabelecer um elo afetivo que os interligasse apesar das suas inevitáveis diferenças, havendo uma notória empatia instaurada em virtude de suas maneiras congruentes de observarem o mundo com relação às normas nele ainda vigorantes.

artistas e obras:

Alexandre Marchesini, Esfacelação
Danilo Reis, Terra-Mãe
Helena Marc, Entretelas
Kaete Terra, Netuna
Karla Samantha, Pupilio Fuga
Leo Bardo, Cores Vivas Substituem Desejos de Agressão
Mauricio Igor, Corpo Leve
Ronan Gonçalves, Vermmelha
Soul Nascimento, The Broken Frustrated And Willing Heart Of The Soul
Vitor Barbara, Normal para Homens
Yohana Oizumi, Gemidos Inexprimíveis do Pó ao Pulso
Chris Oliveira, Ocupa: Ação!

até 20 de Fevereiro de 2021


sobre o CAAA

O CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura é uma instituição cultural sem fins lucrativos que tem como missão apoiar e estimular a criação artística e a aplicação de novos métodos de produção, promovendo a interacção entre as mais diversas áreas de manifestação artística – artes visuais, design, cinema, literatura, audiovisual e artes do espectáculo – e arquitetura. O CAAA é uma estrutura de produção e divulgação que foi criada por um grupo de arquitectos e artistas das mais variadas áreas com a intenção de gerar a discussão e colaboração entre as diversas plataformas artísticas e tecnológicas, tanto através da partilha de um espaço físico como no envolvimento na programação cultural. O CAAA será um novo canal de acesso à arte e arquitetura contemporânea explorando uma nova pratica curatorial contando com a contribuição de vários consultores, curadores, encenadores e directores artísticos convidados. O CAAA ocupa uma antiga fábrica têxtil no centro da cidade de Guimarães (Portugal), que foi totalmente recuperada para o efeito.

 
Anterior
Anterior

mostra online | acaso.5